sexta-feira, 29 de novembro de 2019

O acontecimento e o sentimento de presente histórico na sociedade contemporânea

Pierre Nora traz a idade contemporânea, como uma história sem identidade e autonomia.  Com o  surgimento do acontecimento, que ocorre no ultimo terço do século XIX, pelas mãos de historiadores positivas. Nasce  uma grande característica desta história contemporânea, o sentimento de presente histórico. Onde todo dia é um dia histórico, Esse sentimento ocorre, na medida em que esses acontecimentos se propagam por meio das mídias de comunicação em massa. Sendo para Norra o papel da mídia, algo que condicionaria a existência deste acontecimento.
Pelo rádio, o mundo ouviu a narração de guerras e fortes discursos da classe operaria, movimentos estudantis políticos e poéticos. Para  Franz Fanon, o papel da voz dos árabes na guerra da Argélia, sendo  o poder da voz o mais poderoso motor da história desde os profetas e oradores gregos.
Com a televisão, esse acontecimento foi propagado de uma forma democrática, onde todas as pessoas testemunhavam acontecimentos históricos como: o desembarque do homem a lua, a invasão de Praga e a queda do muro de Berlim. Essa democracia se dá, pela pouca quantidade de canais de televisão,o que assegurava uma menor dispersão. Sendo esse acontecimento projetado, de forma espetacular.
Norra discorre "O retorno do Fato", na década de 80 do século XX.  Sendo impossível nos primeiro anos do século XXI, não relacionar a internet com a propagação instantânea do acontecimento por meio das redes. Solidificando esta ideia de presente histórico, como característica da sociedade contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário