segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Em dívida com o planeta Terra


      Neste meu último semestre da graduação, resolvi fazer o Enem para testar meus conhecimentos ao fim da faculdade. Surpreendo-me com uma questão de Geografia falando sobre como o ser humano modifica o mundo a ponto de cientistas estarem considerando que vivemos no Antropoceno.
Chakrabarty, em “O Clima da História: Quatro Teses”, aponta para a humanidade, a partir do conceito de Antropoceno, como agentes geológicos, ou seja, estamos causando mudanças no meio ambiente que, mesmo que os humanos desaparecessem da Terra, os impactos seriam ainda sentidos pelo planeta. A partir da Revolução Industrial, começamos a queimar combustíveis fósseis – primeiro o carvão e depois petróleo e gás – a fim de garantir certa “liberdade” proposta pelo Ocidente. A resposta está sendo sentida: mudamos a química do solo, respiramos 42% mais de SO2, aumentamos a temperatura dos mares e continuamos degradando o meio ambiente.
     A conta chegou. Como endividados despreocupados, consumimos plástico, gasolina, petróleo como se não houvesse amanhã. Porém, o amanhã já é hoje e o hoje é de sentimento generalizado de catástrofe sem volta! Porém, há os que negam a crise climática: na ONU, o presidente do Brasil aponta para os altos índices de conservação da Amazônia (que está ardendo em chamas); nos EUA, Trump flexibiliza as leis de emissão de metano, favorecendo as grandes companhias de petróleo e gás; na sociedade civil, enquanto o delírio toma conta de alguns, outros nem parecem se preocupar com o fim do mundo que já é sentido.
      O futuro é de catástrofe, o presente é estático e não passa. A História precisa enxergar a Natureza como agente determinante no curso da humanidade. A espécie está ameaçada, de acordo com o autor indiano. No entanto, quantos indivíduos ainda não são nem considerados humanos? O Ocidente exterminou negros e populações originárias há no mínimo 500 anos e todos pagamos o pato pela crise climática? A História irá responsabilizar os causadores da crise climática?
      Enem 2019: o Antropoceno entra em questão, em meio a um governo despreocupado com o meio ambiente. A conta estourou e o cartão deve ser quebrado. Não há mais crédito com o planta, mas sim dívidas crescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário