terça-feira, 17 de setembro de 2019

Pipoca 1 - A Operação Historiográfica

No prefácio da obra  A Operação Historiográfica, Michel de Certeau traça uma relação entre história e morte, numa perspectiva do passado ser um objeto morto, que acaba não influenciando no presente. Nesse caso, a historiografia tem como função separar o presente desse passado morto; esse gesto de divisão é sempre repetido, de forma que “cada tempo novo deu lugar a um discurso que considera morto”. No entanto, não é totalmente correto afirmar que o passado permanece completamente morto. É possível observar o passado não só como um corpo morto a ser estudado, mas como um passado vivo em nosso presente, um passado que, através de diversos tipos de manifestações, pode atuar como uma herança viva dos nossos antepassados. O samba como um gênero musical ilustra bem a ideia de um passado vivo, onde, segundo o historiador Luiz Antônio Simas, teria seu ritmo originário da rítmica africana. Além disso, o samba está relacionado com a formação social e cultural brasileira, pois, segundo Simas, faria parte de um complexo cultural como “experiência de reconstrução da vida em comunidade” dos africanos que foram retirados de sua terra e privados de sua cultura. Indo para além do espectro musical, nos dias de hoje podemos nos deparar com o samba em diversas manifestações culturais; como exemplo tem os sambas enredos presentes nos desfiles de carnaval e as rodas de samba, que são mais comuns na cidade do Rio de Janeiro. Ambas as manifestações são originárias dos sambas urbanos que aconteciam na cidade do Rio, entre o final da década de 20 e o início da década de 30. Vale lembrar também que muitas dessas manifestações tem função de reivindicação sobre o passado, valendo citar alguns sambas de enredo de desfiles de carnaval, como a musica Kizomba, Festa da Raça, da escola Vila Isabel, e A Diáspora Africana, da escola Rosas de Ouro. O nosso passado, apesar de, por um lado, ser um passado morto, por outro lado, ele ainda vive em nosso presente, podendo estar em nossa cultura; Como o samba, que ao mesmo tempo em que se mostra uma manifestação cultural do nosso presente, também está diretamente ligado ao nosso passado.

Um comentário:

  1. Oi Thiago, tudo bem? Peço Desculpas, pois só tive a oportunidade de ver seu comentário por agora; mas agradeço a dedicação em responder a pipoca.

    ResponderExcluir