segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Futuro de uma família: passado





            Koselleck, a partir do capítulo 13 de “Futuro Passado”, busca compreender como o conceito de “novo tempo” foi introduzido na ciência histórica. Para tanto, utiliza-se da linguagem enquanto a operação historiográfica de relação entre o que já se passou e de que forma trazemos tais fatos para o presente por meio de nosso código atualizado de linguagem.
            Recordo-me, a partir deste conceito de “novo tempo”, de minha avó (neta de ítalo-austríacos) e seu discurso de que nossos antepassados vieram em busca de uma nova vida em um novo tempo. Mas que novo tempo era esse? De acordo com ela, fugir da guerra e não passar fome já se enquadravam em um futuro desejado.
            Atualmente, no curso de história, me vejo em pensamento em profundo debate com minha finada avó no que tange ao que seria esse futuro para nossa família. Evidentemente o espaço de experiência de uma mulher nascida em 1923 é muito diferente do meu, nascido em 1998, porém encontro em mim muitos discursos que me ligam a meus antepassados. Koselleck aponta para a história das gerações em que as velhas histórias se tornam efetivamente velhas quando não se encontram mais testemunhas.
            Como poderia compartilhar do espaço de experiência que me liga aos meus antepassados imigrantes se vivo em tempos de aceleração e “progresso”? É no “novo tempo” em que se agregam as expectativas para o futuro, segundo o entendimento do século XIX. Para meus antepassados que se aventuraram a viver o “novo tempo” no Brasil, talvez o futuro estava cheio de progresso, porém o discurso sempre voltado ao passado revelam-me o quão passado é o futuro de minha família. A nostalgia e o saudosismo de uma época em que não viveram, me fazem refletir como a busca por um “novo tempo” de um grupo de pessoas ligadas pelo sangue, fazem o tempo parecer cada vez mais diacrônico, o futuro buscando as tradições passadas pelos nonnos e o presente vivido no discurso do passado.
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário